Os que buscavam Jesus (as multidões)

Parte 1 de uma série de 5 estudos bíblicos acerca das pessoas que no decorrer do ministério de Jesus o buscava – seus discípulos, multidões e pessoas que na história se destacaram.


Mateus 9

35 E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.

36 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.


O versículo que talvez melhor resume os três anos do ministério de Jesus em toda a bíblia seja o versículo 35, Jesus simplesmente andava por todos os lugares, pouco se importando como era o lugar, se era um lugar limpo, com pessoas em situação de desprezo pela sociedade, comunidades pobres, ou em lugares onde habitavam ricos, pessoas respeitadas pela sociedade; e sem se importar também o cansaço que andar iria trazer ao seu corpo. Jesus se importava apenas que o Evangelho fosse pregado e Seu poder fosse revelado as pessoas o seguiam.

Mas é interessante perceber como a passagem relata o perfil de seus seguidores, eram pessoas que por algum motivo estavam exaustas, com problemas em suas vidas ao ponto de Jesus em determinado momento da caminhada se encontrar olhando para essa multidão que o seguia, analisando seus semblantes, seus olhares, e identifica-os como pessoas perdidas precisando de um pastor que lhes desse direção, proteção, cuidado. Talvez você esteja nessa situação, depois de uma semana cansativa, com problemas na família, no emprego, ou até com problemas por não ter emprego; se é isso, você precisa ir ao encontro de Jesus, falar com Ele, deixar que Ele saiba de seu cansaço, de sua aflição, sentir a compaixão dEle em sua vida, entregar-se aos cuidados de Jesus e deixar a situação que você se encontra nas mãos dEle.

A compaixão de Jesus sempre está disponível àquele que escuta e confia em suas palavras, e aquele que escuta e confia em suas palavras estará perto dEle, pois sentem-se atraídos pela palavra de Jesus. E se você é o tipo de seguidor tal qual relata o versículo 36 – aflito e exausto – a promessa de Jesus é que você encontrará alívio, pois ele diz “vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos darei alívio” (Mt 11:28). Não perca tempo no seu período de aflição e exaustão, vá para junto de Jesus e sinta compaixão, amor e conforto.

3 Comments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s