Os que buscavam Jesus (Zaqueu)

3ª Parte de uma série de 5 estudos bíblicos acerca das pessoas que no decorrer do ministério de Jesus o buscava – seus discípulos, multidões e pessoas que na história se destacaram. Ao final colocarei os links dos estudos anteriores.


Lucas 19

2 Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico,

3 procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura.

4 Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.

5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.

6 Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria.

7 Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.

8 Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.

9 Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.

10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.


Os Publicanos, como muitos já sabem, eram pessoas pecadoras, envolvidas em práticas de corrupção, e enriquecedores de maneira ilícita. Por ser também judeus escolhidos pelo império Romano para cobrar impostos eles passavam a ser rejeitados pelos demais judeus, dentre os livros dos evangelhos se destacam Mateus (ou Levi) que foi chamado por Jesus para ser seu apóstolo e Zaqueu um chefe de publicanos que ao encontrar-se com Jesus demonstrou coragem e arrependimento para ser seu discípulo.

É importante falar que Jesus nessa passagem já estava nos seus últimos dias de vida, estava indo para Jerusalém onde participaria da ceia de páscoa e depois seria morto na cruz, Jesus já tinha passado por todas cidades e povoados que estava em seu alcance, já tinha pregado o evangelho a todos os que estavam dispostos a ouvir, já havia passado pela Galileia três vezes, havia sido rejeitado em Nazaré outras duas. Jesus podia pensar que todos os que tinham de se arrepender já haviam se arrependido e não era necessário mais pregar o evangelho, mas Jesus simplesmente não parou de pregar.

Zaqueu por sua vez tão rico quanto publicano, a sociedade o vendo como rejeitável e uma pessoa que jamais se arrependeria de seus pecados, mas Jesus vendo nele coração disposto a mudar resolve se hospedar em sua casa mesmo com as pessoas murmurando contra, não precisou muito tempo para Zaqueu demonstrar mudança em sua vida, havendo salvação em sua casa.

Não importa qual o pecado e o modo de vida que você, ou qualquer outra pessoa, chega até Jesus, importa seu coração arrependido e disposto a mudar.

Links dos estudos anteriores:

Os que buscavam Jesus (as multidões) – Parte 1

Os que buscavam Jesus (os discípulos) – Parte 2

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s