Os que buscavam Jesus (meretrizes e publicanos)

4ª Parte de uma série de 5 estudos bíblicos acerca das pessoas que no decorrer do ministério de Jesus o buscava – seus discípulos, multidões e pessoas que na história se destacaram. Ao final colocarei os links dos estudos anteriores.


Mateus 21

28 E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha.

29 Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi.

30 Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi.

31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou-lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus.

32 Porque João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele.


Neste capítulo Jesus já havia purificado o templo, sido adorado pelas crianças, operado milagres e vamos encontrar por duas vezes Jesus confrontando os sacerdotes e líderes religiosos. A parábola acontece no momento em que Jesus irá fazer os líderes religiosos refletirem e serem alertados quanto a sua credulidade.

Mas porque Jesus vai falar justamente de publicanos e prostitutas? Ora, “publicanos e prostitutas creram”. Obviamente que os publicanos e prostitutas não estavam entrando no reino por causa de suas práticas pecaminosas de corrupção, luxuria e impureza, mas durante o ministério de Jesus (e, pelo contexto, também do profeta João Batista) encontrou-se fé e arrependimento desses grupos tal como o filho que inicialmente rejeitou as ordenanças do pai, mas depois movido pelo arrependimento se mostrou disposto ao trabalho e obedeceu, contrariamente nos líderes religiosos e sacerdotes não foi encontrado tamanha fé e arrependimento, pois eles continuavam a agir como o filho preguiçoso que fingia ouvir o pai, mas não estava disposto a crer em sua palavra.

Esta parábola nos ensina que não importa nosso passado pecaminoso nem quantas vezes precisamos ouvir e rejeitar o evangelho de Jesus antes de crer nele, mas depois de crer precisamos nos arrepender e viver em obediência, como também nos alerta a não ser como os sacerdotes que por se achar conhecedor da religião estavam negligenciando o evangelho. O que Jesus diria a você hoje? Você têm dado ouvidos e obedecido ao Senhor Jesus?

Links dos estudos anteriores:

Os que buscavam Jesus (as multidões) – Parte 1

Os que buscavam Jesus (os discípulos) – Parte 2

Os que buscavam Jesus (Zaqueu) – Parte 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s