De qual espírito somos? (Amando os inimigos)

Lucas 9
51 E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia ele ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém
52 e enviou mensageiros que o antecedessem. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada.
53 Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém.
54 Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?
55 Jesus, porém, voltando-se os repreendeu [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois].

56 [Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.] E seguiram para outra aldeia.


As pessoas geralmente sabem da inimizade entre judeus e samaritanos, mas poucas pessoas sabem da gravidade dessa inimizade. Os samaritanos, por muito tempo, foi considerado o maior inimigo do povo judeu, essa inimizade iniciou depois da morte de Salomão onde Israel foi dividido entre Reino do Norte com capital em Samaria e Reino do Sul com capital em Jerusalém, em algumas épocas a inimizade era enorme, o historiador judeu Flávio Josefo (37 d.C. à 100 d.C.) relatou que certa vez um samaritano entrou no templo de Jerusalém e jogou ossos humanos no lugar santo numa tentativa de profanar o templo, para um judeu esse era um dos piores atos que alguém poderia fazer contra o próprio Deus, um historiador inglês relatou que em resposta a essa atitude do samaritano, os rabinos de Jerusalém pedem para que todo povo judeu,antes do sol se por, erguessem as mãos em direção a Samaria e os amaldiçoassem; esse caso ocorreu quando Jesus tinha 19 anos, então imagine que Jesus tenha vivido em um dos tempos de maior inimizade entre judeus e samaritanos.

Não repita a atitude de Tiago e João

Diante de todo esse cenário de inimizade, João e Tiago (discípulos reconhecidos pelo amor) fazem a Jesus uma proposta que, por incrível que pareça, tinha base nas escrituras, quando eles falam no vers 54 sobre “descer fogo do céu para os consumir” estão relembrando de Elias em 2Reis 1.9-16; quando o rei Acazias buscou consultar Baal-Zebube ao invés de Deus e depois buscou consultar Elias enviando um capitão com 50 soldados, então Elias mandou descer fogo dos céus e os consumir, apenas no terceiro capitão Elias aceitou conversar com o rei, pois o capitão se prostrou mostrando arrependimento e santo temor. Na verdade, Tiago e João queriam apenas algo para justificar seu ódio ao invés de procurar o contexto e o porquê Elias tinha feito aquilo. E você, como tem agido diante das situações de ódio e inimizade? Muitas vezes achamos que somos pessoas amorosas e bons cristãos, mas em momentos de inimizade queremos ver a ruína e até a morte dos inimigos. Jesus mostra que não devemos ser assim.

Jesus ensina pelo exemplo

A capacidade de amar que Jesus tem é maravilhosa; e especificamente essa passagem de Lucas 9 me edifica imensamente. As palavras de repreensão no Vers 55 Vós não sabeis de que espírito sois” mostra quão grave era a atitude de Tiago e João, depois disso Jesus continua mostrando que seu propósito era salvar a vida dos homens, e não destruí-las.

PARA PENSAR: quais são seus maiores inimigos pessoais (vizinhos, pessoas do trabalho, ex-namorado(a)) ? Quais são os maiores inimigos da sociedade (ladrões, marginais, políticos corruptos) ? Seu desejo é destruí-las? Não é esse sentimento que Jesus se alegra em você! Recentemente alguns presídios brasileiros viveram cenas tristes de morte em guerra de facções, nas redes sociais algumas pessoas demonstrando felicidade em ver todas aquelas pessoas mortas. O que você sentiu naquela ocasião? Sempre que estiver em situação parecida pense: de qual espírito sou?

1 Comments

Deixe um comentário